Especulação imobiliária e gentrificação serão abordadas na PrepCom2

Objeto de temor nas grandes capitais ao redor do mundo, a especulação imobiliária será debatida na PrepCom2,  que ocorre a partir de amanhã até quinta-feira (16)  em Nairóbi, no Quênia. A segunda sessão do Comitê Preparatório é uma prévia da Habitat III  (terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável), que será realizada em 2016. A Plataforma Global de Direito à Cidade irá participar das discussões.

De acordo com o coordenador geral, Nelson Saule Júnior, o uso do território nas cidades, principalmente de áreas já ocupadas, será um dos temas abordados pela Plataforma Global.

“Os processos de especulação imobiliária, que causam a expulsão e, consequentemente, a gentrificação nas áreas que concentram uma população de baixa renda, são assuntos fortes sobre a função social de propriedade e da cidade”.

Outro eixo que será defendido pela plataforma diz respeito à questão econômica, mais especificamente ao trabalho informal.

“Trabalhadores urbanos, como os ambulantes, estão inseridos nesse nichol e fazem parte da realidade de muitas cidades no mundo. Nesse ponto, vamos pensar a dinâmica da economia e, também, a  inserção social. Essas frentes são os eixos principais que a Plataforma vai defender na PrepCom2”.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

30.839 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress